Audiência Pública discute situação dos idosos em Goiás

A Delegada Adriana Accorsi atua em defesa dos idosos

Aproximadamente 100 pessoas participaram, na manhã da última terça-feira, 28/04, de audiência pública, promovida pela deputada estadual Delegada Adriana Accorsi, na Assembleia Legislativa, para discutir a situação das pessoas idosas em Goiás. O evento teve a presença de autoridades estaduais e de pessoas idosas.

Após a abertura realizada pela deputada, o delegado Manoel Vanderic Filho explicou tudo que envolve o trabalho no atendimento à pessoa idosa, ressaltando a importância de uma equipe multidisciplinar que preste um atendimento visando a pessoa idosa em todos os aspectos a começar pela sua saúde, observando os seus direitos como cidadão, prestando-lhe assessoria jurídica e dando-lhe oportunidade de conviver socialmente e não ser excluído da sociedade. O delegado faz um trabalho pioneiro na Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso, em  Anápolis.

Dentre as reivindicações feitas, os principais assuntos destacados foram: o fortalecimento da rede de atendimento a pessoa idosa, o efetivo cumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa e a importância de realizar um monitoramento nas casas e abrigos de idosos.

Adriana Accorsi afirmou que está trabalhando para que a delegacia especializada no atendimento a pessoa idosa de Goiânia tenha uma nova sede, que seja digna e ofereça os serviços necessários ao atendimento de idosos, que chegam à delegacia debilitados, vulneráveis e necessitando de um atendimento diferenciado. Outra ação que está sendo estudada pela equipe jurídica da deputada é a fundamentação para apresentação de projeto de lei que crie casas-dias, para que as pessoas idosas possam ficar durante o dia, com a oferta de atividades sociais, e retornem ao convívio familiar à noite.

A mesa foi composta pela presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, delegada Adriana Accorsi, pela delegada da Delegacia Especializada de Atendimento ao Idoso de Goiânia, Silvana Nunes Ferreira, que representou a Polícia Civil de Goiás; pelo delegado da Delegacia Especializada de Atendimento ao Idoso de Anápolis, Manoel Vanderic Filho; pelo presidente do Conselho Regional de Psicologia, Wadson Arantes Gama; pelo representante do Secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Edilson Divino de Brito, que é chefe de Gabinete da SSP; pelo presidente da Sociedade Goiana de Geriatria de Goiânia, Ricardo Borges da Silva; pela vice-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Carmencita Balesta; pela presidente do Conselho Municipal do Idoso,  Marli Bueno, pelo representante da PUC Goiás junto ao RENADI, Cláudio Lisias Monteiro da Cruz,  e pela presidente da Federação dos Idosos do Estado de Goiás, Maria Consuelo Bastos Seabra.

A audiência pública contou ainda com a apresentação cultural do grupo Senhoras do Cerrado.

Proposta

A deputada pretende apresentar projeto de lei para a criação da Comissão de Direitos das Pessoas Idosas, assim como o Observatório da Pessoa Idosa, que terá como objetivo o monitoramento das políticas públicas em favor da pessoa idosa, principalmente no que diz respeito a saúde e segurança pública.

Deixe seu comentário

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *