EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA MUDAR VIDAS!

  A educação é o que transforma o mundo. É dever constitucional do estado fornecer educação pública gratuita e de qualidade. A Deputada Estadual Adriana Accorsi sempre teve como prioridade a fiscalização e defesa das Escolas, Universidades e Institutos Federais. Essas instituições públicas de ensino são nossos campos de batalha para a formação de uma sociedade mais justa e menos desigual.

  O Censo da Educação Básica de 2020 promovido pelo INEP no Estado de Goiás contabilizou   224 mil estabelecimentos de ensino de educação básica, entre os quais 179,5 mil eram escolas ativas, que informaram mais de 47,3 milhões de matrículas de escolarização, distribuídas em cerca de 2,1 milhões de turmas e 2,2 milhões de docentes em sala de aula. Números impressionantes que nos dão dimensão da profundidade e relevância societária que tem a pauta educacional.

  Mas garantir a matrícula e o acesso à escola não é suficiente. É preciso assegurar a permanência e êxito escolar dessas crianças e adolescentes. O Censo da Educação Básica no estado também revelou que na primeira série do ensino médio público há uma distorção de idade, isto é, atraso no avanço escolar de 27,0%. Isso denuncia o fracasso escolar de nossos jovens goianos, temos que quebrar esse ciclo vicioso que resulta, muitas vezes no abandono dos estudos.

  No cenário da pandemia esses problemas se agravaram. Nossos estudantes precisam se sentir motivados, interessados e bem-sucedidos em sua trajetória escolar. Sem a assistência pública não há a conclusão dos ensinos fundamental e médio, quem dirá o acesso ao ensino superior. Em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (SINTEGO) nossa Deputada exclamou “Contem comigo, vamos nos mobilizar, falar com o governador e lutar sempre por uma educação verdadeiramente pública gratuita e de qualidade para todas e todos. Repito: Educação não é gasto, é investimento.” e nesse caminho seu mandato sempre caminhou.

  O sucateamento da rede estadual de ensino se arrastou em Goiás na última década, profissionais insatisfeitos com as condições de trabalho, infraestrutura precária, grande demanda, salas lotadas entre outros problemas mostram uma escolha por parte de quem não se importa com a vida daquele que precisa do estado para se formar e viver.

  Para a Deputada Adriana Accorsi valorizar a educação é valorizar o educador. Em sessão solene, promovida por ela e seu mandato, Adriana reafirmou o compromisso com aqueles que educam, fazendo cobrar salários dignos e direitos conquistados ao longo dos anos de luta, como piso-salarial, progressões e data-base. Para além das questões salariais, a Delegada Adriana entende a importância da formação continuada dos professores da rede estadual, continuar estudando e se qualificando é prezar por uma educação de excelência. Que nossos alunos e alunas tenham aulas com mestres e doutores. Que os programas de pós-graduação esteja repleto de professores goianos, de todas regiões e municípios. Nossa Deputada reafirmou o compromisso com a classe educadora quando votou contra o projeto do governo que altera a lei que dispõe sobre o Estatuto e o Plano de Cargos e Vencimentos do Pessoal do Magistério. Retrocedendo conquistas históricas dessa classe.

   Adriana solicitou que fossem incluídos os docentes da Universidade Estadual de Goiás (UEG) na progressão na carreira por titulação, prevista na Lei nº 21.064 de Diretrizes Orçamentárias do Estado de Goiás, de 21 de julho de 2021. Nossa Deputada foi procurada por representantes da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Goiás (ADUEG), requerendo a inclusão dos mesmos na progressão de carreira, anunciada recentemente para 3.516 servidores da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), que não os contempla. Defender a UEG é defender nosso tesouro e patrimônio estadual, valorizar o servidor que faz a universidade é evitar o sucateamento.

  O mandato da nossa Deputada tem compromisso defendendo a Educação de Jovens e Adultos, como em sua audiência pública onde cobrou maior democratização no acesso da escola à quem, infelizmente, teve seu aceso negado. “Pelo público que é atingido pela EJA, eu entendo que isso significaria a extinção do programa. Como uma pessoa, por exemplo, que viveu na roça sua vida inteira, que sequer sabe assinar seu nome, vai conseguir aprender a distância? Na verdade, existe um desapreço por essa modalidade de ensino e as pessoas estão sendo excluídas da oportunidade de estudar. Educação é inclusão social”. A Delegada Adriana Accorsi defende que todos e todas, sem exceção de idade, cor ou origem deve ter acesso a uma educação de qualidade. Todos e todas, sem exceção, devem ter oportunidade de transformar sua vida através dos estudos e profissionalização.

  Temos que garantir que todas as crianças tenham vagas na educação infantil; que o orçamento da educação seja destinado com responsabilidade; que haja valorização de professores e professoras e que todas as escolas públicas do estado sejam atendidas em suas mais diversas solicitações. As Universidades e Institutos Federais têm demandas que precisam de nossa atenção nesse momento, tendo em vista que passaram por cortes de de verbas, políticas que se mostraram um verdadeiro desmonte de nosso tesouro estadual e nacional. Precisamos garantir o direito de todas e todos a educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. A Educação Goiana sempre foi uma das prioridades de nossos mandatos na Assembleia Legislativa e continuará tendo nossa atenção e dedicação na Câmara Federal. Defender a educação hoje, é fazer jus as lutas de ontem e acreditar no amanhã!