Juventude

                                                                    A JUVENTUDE É O FUTURO E O PRESENTE!

    A Juventude precisa ser protagonista de sua própria história e Goiás precisa abrir os caminhos para isso! Se faz necessário garantias como: conclusão efetiva do ensino médio; ingresso e permanência no ensino superior; o primeiro emprego com direitos assegurados; saúde pública para juventude; perspectivas de crescimento econômico e político. Com a profunda crise econômica e social que assola o Brasil, percebe-se uma crescente desesperança por parte da juventude brasileira.

  Em outubro de 2020, um estudo chamado Youth Barometer, algo como termômetro da juventude, mostrou que o otimismo de jovens brasileiros, entre 16 e 25 anos está o menor em toda a última década. Para se ter uma ideia, em 2012, os brasileiros nessa faixa etária que se diziam otimistas em relação ao futuro era de 75%, hoje, este número cai para 45%. Menos da metade se diz otimista com o que há por vir. De acordo com a Universidade de Calgary os casos de depressão e ansiedade, dobraram em todo o mundo pelo momento pandêmico. Um em cada Quatro adolescentes está experimentando sintomas clinicamente elevados de depressão, e também, um em cada cinco estão experimentando sintomas clinicamente elevados de ansiedade.  

   Aspectos como a insegurança econômica, alta súbita dos preços, desemprego, uberização das relações de trabalho, alta da insegurança alimentar, grande evasão escolar e acadêmica, tornam o jovem brasileiro desacreditado e muitas vezes desassistido pelo poder público. Há um abandono, uma ausência de políticas públicas para essa parcela da população que tanto sabe, tanto faz e tanto sabe fazer.

   Muitas cidades goianas são referências universitárias, há grandes migrações, dentro ou fora do estado, jovens de outros estados a fim de se graduarem, se capacitarem profissionalmente, o governo estadual deve olhar para essa realidade e enxergar as potencialidades presentes. Nossa Deputada está atenta nessa juventude que precisa de apoio. Muitos procurando um primeiro emprego, ou até mesmo tentando retomar seus estudos. A Delegada Adriana Accorsi promoveu na ALEGO uma audiência pública para discutir as mudanças na Educação de Jovens e Adultos (EJA), defendendo maior acesso, democratização e permanência. 

   A Delegada Adriana Accorsi constrói parcerias a fim de ajudar essa juventude, sempre ouvindo e amparando as demandas da Juventude do PT, cobrando políticas públicas para quem estuda, e muitas das vezes estuda e trabalha. Defensora e apoiadora da educação profissional e tecnológica, nossa Deputada sabe da importância que os Institutos Federais tem em nosso estado, na promoção de profissionalização de forma pública e de qualidade.

   As realidades são diversas, a juventude é complexa. Mais do que promover acesso ao trabalho ou educação, se faz necessário também combater a violência que assola a juventude periférica em nosso estado. A Delegada Adriana Accorsi promoveu audiências públicas sobre: violência escolar, visando debater com educadores e gestores caminhos para uma cultura de paz; também sobre Política de Atendimento aos Adolescentes em Conflito com a Lei, trazendo à tona soluções para uma juventude que orbita no crime.

  A juventude goiana precisa de trabalhos sólidos, contínuos, pela ressocialização de quem teve sua liberdade privada, pelo emprego de carteira assinada, pela vaga na universidade pública, pelo sucesso e conclusão escolar. Mesmo com a constante insatisfação com o cenário nacional, no âmbito econômico, político e social, a juventude deve acreditar em possibilidades de conquista, trabalho e avanço. A Delegada Adriana Accorsi acredita no trabalho da juventude.