Saúde mental de policiais é tema de projeto de lei da Delegada Adriana Accorsi

Como membro da Polícia Civil há mais de 20 anos, Adriana Accorsi reconhece a extrema necessidade de dar atenção especial à saúde mental dos trabalhadores da segurança pública

Com o intuito de fortalecer a prevenção e o combate às doenças e sofrimentos psíquicos da categoria, a deputada Delegada Adriana Accorsi apresentou um projeto de lei que cria a Política de atenção à saúde mental de profissionais da segurança pública de Goiás. Além de ações de conscientização, o programa propõe grupos de atendimento e canais de ajuda psicológica diretos para esses profissionais.

Como membro da Polícia Civil há mais de 20 anos, Adriana Accorsi reconhece a extrema necessidade de dar atenção especial à saúde mental dos trabalhadores da segurança pública. Conforme a justificativa do PL, policiais enfrentam rotinas estressantes e violentas e “essa realidade gera sofrimento psíquico, consequentemente reduz a eficácia da atuação profissional”.

“Podem ocorrer também falta de atenção e concentração, alterações da memória, baixa autoestima, labilidade emocional, impaciência e dificuldades comportamentais associadas à negligência ou escrúpulo excessivo”, cita o texto como consequências de uma saúde mental ruim.

O PL determina que, além de ações de conscientização por meio de peças publicitárias, sejam inseridos canais de ajuda nos materiais de comunicação interna das instituições de segurança pública do Estado de Goiás.

A proposta também especifica a “promoção e articulação de programas e grupos de atendimento que cheguem diretamente aos profissionais de segurança pública”, visando alertá-los para os sinais das doenças mentais e orientando-os a como procurar ajuda.

O PL foi apresentado no final de maio e já tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Deixe seu comentário

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *