Prêmio Meninas Olímpicas

Audiências Públicas

Durante a sessão plenária desta terça-feira(15), apresentei Projeto de Lei que institui o Prêmio Meninas Olímpicas a ser conferido pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

O objetivo é reconhecer e incentivar a participação das estudantes de escolas públicas em Olimpíadas Científicas. O Prêmio Meninas Olímpicas foi inspirado no Projeto Movimento Meninas Olímpicas desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e coordenado pela Professora Nara Martini Bigolin.

Atualmente, apenas 10% de meninas são premiadas nas principais olimpíadas científicas do Brasil e menos de 5% nas olimpíadas internacionais.

As meninas são 50% das premiadas no 6º ano e terminam 5% no Ensino Médio. Nossa maior descoberta está relacionada ao percentual idêntico da sub-representação das meninas em olimpíadas de conhecimento com as mulheres em espaços de poder, ou seja, as meninas são eliminadas dos espaços de decisão no ensino fundamental II.

Se não resolvermos esse problema na educação básica, não sairemos das piores posições do mundo quanto à desigualdade de gênero e violência contra a mulher.

Deixe seu comentário

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *