Adriana Accorsi defende o ciclo completo com uma Polícia única

Seminário: "Por uma nova arquitetura institucional da Segurança Pública: pela adoção no Brasil do Ciclo Completo da Polícia.

“Temos que ter a responsabilidade que precisamos construir uma nova segurança pública no Brasil, uma segurança cidadã para todos. Que seja eficiente, eficaz e que proteja as pessoas. Eu acredito que é muito salutar esse debate”. A fala é da deputada Delegada Adriana Accorsi dita, na manhã desta sexta-feira, 16/10, durante a abertura do seminário “Por uma nova arquitetura institucional da Segurança Pública: pela adoção no Brasil do Ciclo Completo da Polícia.

O objetivo do evento é coletar sugestões para a reformulação da arquitetura institucional da segurança pública, com destaque para o papel a ser cumprido pelas polícias e instituições. A discussão refere-se à proposta de emenda à Constituição (PEC) nº430/09, de iniciativa do deputado Celso Russomanno (PRB-SP) e também a PEC 431, de autoria do deputado federal subtenente Gonzaga (PDT-MG) pretende permitir à Polícia Militar acumular as funções de Polícia Preventiva, que já é sua atribuição, com o papel de Polícia Judiciária, desempenhado pela Polícia Civil e pela Polícia Federal.  

A PEC nº430/09 pretende instituir uma nova organização policial e extinguir a Polícia Militar e a Polícia Civil. Pelo texto da PEC, a União passará a legislar sobre essa nova estrutura, mas a corporação permanecerá subordinada aos governadores dos Estados e do Distrito Federal.

O evento reuniu o deputado federal Delegado Waldir, o deputado federal João Campos (PSDB-GO), o deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB-GO), o deputado federal Major Olímpio (PDT-SP), o deputado federal Gonzaga (PDT-MG), o deputado estadual Major Araújo (PRP), o coronel da Polícia Militar de Goiás Edson Costa Araújo, representando o governador Marconi Perillo (PSDB) e o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), Luis Claudio Veiga, além de integrantes das Polícias Militar e Civil, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil, secção de Goiás (OAB-GO).

De acordo com Adriana Accorsi, a melhor saída para os problemas na Segurança Pública é a união de todas as polícias. A deputada reforçou que o debate pode ser considerado um passo inicial para a união da Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais, no sentido de instituir a Polícia Brasileira unificada.

Adriana Accorsi se posicionou no sentido de defender o ciclo completo com uma Polícia única, “assim como funciona em diversos países mundo afora, em que a democracia está consolidada”, de modo que “a política de segurança pública é única seguindo uma doutrina garantidora dos direitos” à toda a população.

Deixe seu comentário

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *