Deputada Adriana Accorsi promove audiência pública para tratar sobre a saúde pública da população negra de Goiás

Saúde pública da população negra de Goiás

No dia 26 de novembro, Adriana Accorsi realizou importante Audiência Pública para DISCUTIR A SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA EM GOIÁS.

Segundo o IBGE (2018) a população negra brasileira, considerando pretos e pardos, somam 55,8%, e no Centro-Oeste temos o percentual de 62,68% (IBGE, 2018).

Por tanto, um número considerável da população brasileira que é negra  precisa ser olhada com mais atenção, pois sofrem historicamente com o racismo estrutural em várias dimensões da sociedade, dentre elas, a saúde. Indicadores de saúde cruzados com as características socioeconômicas, revelam a importante relação entre saúde, seus determinantes sociais e a organização do sistema de saúde.

“Precisamos discutir ações concretas e como vamos contribuir para a saúde pública da população negra de Goiás. Um dos grandes desafios é o tratamento adequado para pessoas portadoras de anemia falciforme, uma doença genética de alteração no DNA, essa doença não tem cura, e é de alta gravidade e muito frequente.” declarou Adriana Accorsi. 

A deputada Adriana Accorsi sempre buscou promover políticas públicas que atendam e beneficiem a população negra em Goiás. É de sua autoria os projetos nº 19.148 de dezembro de 2015, que INSTITUI A SEMANA ESTADUAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA HEMOGLOBINOPATIA SS OU DOENÇA FALCIFORME E A LEI 19.257 DE 13 DE ABRIL DE 2016, QUE INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA INTEGRAL ÀS PESSOAS NEGRAS.

Compuseram a mesa de autoridades a  deputada Lêda Borges (PSDB); a superintendente da Mulher e Igualdade Racial da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Rosi Guimarães; o gerente de Assistência às Vítimas de Preconceitos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Dilmo Luis Vieira, representante do prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado; o doutor Fausto Jaime, representando o Conselho Estadual de Saúde; o superintendente de Atenção da Secretaria Municipal de Saúde, Sílvio Queiroz; representante da Secretaria Municipal de Saúde, Fátima Mrue; a biomédica do Departamento de Hemoglobinopatias do Serviço de Referência em Triagem Neonatal da APAE-Anápolis, Taís Peres Araújo; a assistente social, mestra em educação e doutora em Ciências de Saúde, Eulange de Souza; a presidente do Conselho de Saúde de Goiânia, Celidalva Bittencourt e a psicóloga e psicoterapeuta, doutora em psicologia social, Eucimar Dias Pereira

Ao encerrar a reunião, a parlamentar agradeceu a todas e todos que estiveram presentes, e reforçou seu compromisso em seguir trabalhando em defesa dos direitos da população negra.

Deixe seu comentário

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *