A deputada estadual Delegada Adriana Accorsi (PT) realizou sessão especial em homenagem ao Dia do Cerrado

A solenidade foi realizada no Plenário Getulino Artiaga, da Assembleia Legislativa de Goiás, na noite desta segunda-feira, 9, quando foram entregues o Certificado de Honra ao Mérito Legislativo a 34 defensores e defensoras do bioma.

A deputada estadual Delegada Adriana Accorsi (PT) realizou sessão especial em homenagem ao Dia do Cerrado, comemorado no dia 11 de setembro. A intenção da parlamentar foi discutir, dar voz e visibilidade às iniciativas de preservação e de pesquisas que tratem sobre o tema na Casa de Leis estadual. A solenidade foi realizada no Plenário Getulino Artiaga, da Assembleia Legislativa de Goiás, na noite desta segunda-feira, 9, quando foram entregues o Certificado de Honra ao Mérito Legislativo a 34 defensores e defensoras do bioma.

Adriana Accorsi abriu os discursos da tribuna falando de sua alegria e satisfação em mais uma vez realizar solenidade em homenagem a mulheres e homens que defendem o Cerrado, um dos principais biomas do País, que ocupa cerca de 22% de todo o território brasileiro.

Ela lembrou ainda que a área contínua incide sobre os Estados de: Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além de áreas no Amapá, Roraima e Amazonas.

Adriana pontuou, ainda, que neste espaço territorial do Cerrado encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a biodiversidade. “O Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando quase 12 mil espécies de plantas nativas já catalogadas”, destacou.

A parlamentar criticou, também, o fato de que vivemos um momento trágico no meio ambiente do Brasil, lembrando que no último sábado, 7 de setembro, foi para a rua manifestar pela manutenção das políticas ambientais brasileiras.

“O Governo Federal vem causando um desmonte da política ambiental brasileira. Quero destacar aqui algumas das ações desse desgoverno: liberação de 51 agrotóxicos, totalizando 290 substâncias autorizadas no ano de 2019; extinção da Secretaria de Mudanças Climáticas e Florestas do Ministério do Meio Ambiente; transferência do Serviço Florestal Brasileiro para o Ministério da Agricultura; redução de 96 para 23 do número de conselheiros do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), prejudicando a representação de ONGs e Estados, entre outros”, apontou.

Por fim, a parlamentar disse acreditar piamente que a escolha desta Casa de Leis para a realização programação em favor do Cerrado é fundamental para a sensibilização dos colegas deputados, do Governo de Goiás e da opinião pública para essa causa que é de todos.

“Senhoras e senhores, a homenagem que presto hoje a mulheres e homens que dedicam suas vidas na defesa e preservação do bioma Cerrado é, sem dúvida alguma, um justo e merecido reconhecimento a esses guerreiros e guerreiras, que muitas vezes atuam sem estrutura adequada. Em alguns casos até colocam suas vidas em risco para proteger o Cerrado”, finalizou.

Agradecimentos

A senhora Maria Madalena de Oliveira foi a segunda oradora a ocupar a tribuna, representando os homenageados da noite.

Ela agradeceu à deputada Delegada Adriana Accorsi pela iniciativa de promover essa homenagem, destacando o trabalho de seu marido, João Batista de Oliveira, que faleceu recentemente e é um dos homenageados da noite. “Grande parte da vida dele, ao lado dos seus companheiros da Federação dos Trabalhadores, contribuiu para a melhoria da vida das pessoas, crescimento e desenvolvimento sustentável, de subsistência do pequeno agricultor”, apontou.

Maria Madalena disse ainda que seu maior desejo é que seu trabalho, trajetória e exemplo sirvam de inspiração para as pessoas. “É a maior homenagem que ele pode receber nesse momento, ser inspiração”, concluiu.

Supervisor de Agroecologia e Meio Ambiente da Emater, Léo Lince do Carmo Almeida falou da situação do Cerrado e das políticas públicas que visam preservar o bioma.

O supervisor salientou sua alegria e responsabilidade de falar em nome dos homenageados e agradeceu à Assembleia e à deputada pela iniciativa. “Quero ressaltar os trabalhos em todos os níveis, desde políticas públicas até dos pequenos produtores, sem os quais o nosso cerrado já teria acabado”, enfatizou.

Léo Lince disse ainda que o Cerrado, ao longo do ano, sofreu alterações causadas pela ação antrópica e lembrou que, com o desenvolvimento tecnológico, o bioma se tornou uma grande fronteira agrícola e que a agropecuária virou uma atividade econômica importante no Estado. Destacou também que no Cerrado existem 850 espécies de aves, 251 espécies de mamíferos, 12 mil espécies de plantas nativas, dentre outros seres viventes.

Ele destacou que políticas públicas importantes são desenvolvidas no Cerrado, tais como: a que atua na bacia do Ribeirão João Leite, no Ribeirão Bom Sucesso e no Ribeirão das Aboboras; a recuperação de bacias hidrográficas; e o projeto Fronteira do Cerrado, da Emater.

“Iniciativas como esta de nos homenagear mostra para a sociedade que existem pessoas comprometidas com a preservação e conservação do bioma. Sentimo-nos honrados em espelhar para as futuras gerações a importância de contribuir para um meio ambiente mais sustentável e com qualidade de vida para todos os povos do Cerrado”, finalizou.

Mesa da solenidade

Compuseram a mesa diretiva, além da deputada: o presidente da Fetaeg, Alair Luiz dos Santos; a delegada estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente, Lara Menezes Melo Oliveira; o superintendente federal de Agricultura em Goiás, José Eduardo de França. E ainda, o assessor parlamentar, Celso Machado de Faria, representando o deputado federal Rubens Otoni (PT).

Homenageados

Adriana Rosa Vieira Lemos

Antônia Carvalho da Silva

Cláudio Cezílio do Carmo

Danilo José Guimarães

Donizete Antonio Pereira

Dulce Helena do Vale

Edimo Pessoni

Eleandro Borges da Silva

Eliane Maria da Silva

Fabrícia Gomes S Barbosa Geni Rodrigues

Heraldo Vieira

Iva Ana Elias de Resende

João Batista de Oliveira (in memoriam), representado pela esposa Maria Madalena Ferreira Résio de Oliveira 

José Rubens Pereira Lara Meneses Melo Oliveira

Léo Lince do Carmo Almeida

Manoel Alves Gomes Júnior

Marco Antônio Sperb Leite

Maria do Socorro Viana do Nascimento

Maria Ferreira Coelho

Nathalia Machado e Sousa

Neiliane Patricia Justino Rodrigues

Orlando Luiz da Silva

Renata Macedo Lopes Roma

Roseli Pereira da Silva Almeida

Rosilene Augusta Pereira Pires

Sandra Pereira de Faria

Wagner Eduardo Santos Sousa

Washington Luis Rodrigues Novaes

Wellington Pereira da Silva

Yuara Crescêncio de Souza

Deixe seu comentário

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *