Adriana pede a convocação dos excedentes no último concurso da Polícia Civil

A deputada Delegada Adriana Accorsi apresentou na sessão de ontem, (27/8), requerimento solicitando ao governador Marconi Perillo e ao Secretário da Segurança Pública e Justiça do Estado de Goiás, Joaquim Mesquita, a convocação do excedente do último concurso da Polícia Civil do Estado de Goiás.

A deputada Delegada Adriana Accorsi apresentou na sessão de ontem, (27/8), requerimento solicitando ao governador Marconi Perillo e ao Secretário da Segurança Pública e Justiça do Estado de Goiás, Joaquim Mesquita, a convocação do excedente do último concurso da Polícia Civil do Estado de Goiás, que totaliza 493, sendo 335 agentes e 158 escrivães.

Conforme reportagem publicada no jornal “O Popular”, atualmente o déficit da Polícia Civil do Estado de Goiás gira em torno de 2,9 mil profissionais. Nos últimos cinco anos e meio, tomaram posse 1.161 policiais entre delegados, agentes e escrivães. Porém, no mesmo período 861 deixaram a corporação, considerando aposentadorias, exonerações, demissões e mortes. Ou seja, em cinco anos o déficit da Polícia Civil foi reduzido em apenas 300 policiais.

Essa falta de reposição afeta diretamente o trabalho diário nas delegacias de polícia. É comum delegados atuarem em mais de uma comarca ao mesmo tempo, fazendo “visitas” semanais a delegacias de cidades próximas às quais atua. Com exceção das centrais de flagrante, hoje em dia, praticamente todos os locais, da Capital e do interior, sofrem com o déficit de profissionais, contando apenas com uma equipe composta por 1 delegado, 2 agentes e 1 escrivão. Para agravar a situação, mensalmente há a saída de pelo menos 10% do quantitativo dos profissionais em razão de férias ou licenças médicas.

As investigações são diretamente afetadas, já que não há profissionais suficientes para que os casos sejam investigados. O déficit na Polícia Civil é extremamente danoso para a segurança pública de nosso Estado, já que os crimes registrados se tornam apenas estatísticas, sem que a Justiça seja estabelecida a partir de um processo formal de investigação. A direção da Polícia Civil reconhece um déficit de profissionais em torno de 2,7 mil atualmente, mas afirma que com a contratação de mais 1 mil policiais conseguiria dar fôlego às investigações.

Em consequência desta realidade, a deputada Adriana Accorsi entendi que é necessária a convocação dos aprovados no último concurso da Polícia Civil do Estado de Goiás. Trata-se de uma medida que o Estado deve tomar para que a segurança pública não seja prejudicada, aumentando ainda mais a criminalidade que já está em níveis altíssimos tanto na Capital quanto no interior, afirma.

A segurança é um dos direitos sociais elencados no art. 6º da Constituição Federal de 1988. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos (art. 144).

Deixe seu comentário

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *