Sessão solene marca combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Delegada Adriana Accorsi

Em uma ação que mobilizou crianças, adolescentes, servidores, representantes de organizações e do poder público, a deputada estadual Delegada Adriana Accorsi promoveu, nesta sexta-feira, 29/5, sessão especial em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes celebrado em 18 de maio.

O início da atividade foi marcado por um ato simbólico na entrada da Assembleia Legislativa de Goiás com a plantação de flores de papel, que simbolizam a campanha nacional de combate a violência sexual de crianças e adolescentes denominada Faça bonito. 

“Trouxemos para este cenário, aquelas que são protagonistas, o motivo de todo o nosso cuidado e preocupação: as crianças, representando a delicadeza, a fragilidade e sobretudo o cuidado que nós adultos temos que ter com elas”, frisou a deputada.

No plenário Getulino Artiaga foi apresentado um vídeo documentário sobre as denúncias de abuso sexual das meninas calungas. “Estamos aqui nesta sessão especial para denunciar casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e pensar ações de combate e superação deste câncer social”, afirmou Adriana Accorsi, que aproveitou a ocasião para prestar contas de sua atuação legislativa no caso.

A deputada lembrou da história de Aracelli, uma menina de 8 anos de idade cruelmente assassinada após ter sido violentada no ano de 1973, em Vitória, no Espírito Santo. O fato culminou na criação do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Adriana ainda comentou sobre os últimos casos noticiados pela imprensa de exploração e violência sexual no Estado e parabenizou a equipe da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), representada pela delegada Paula Meotti, pela prisão com provas contundentes de suspeito de estupro a adolescentes e mulheres em Goiânia.

Fizeram parte da mesa da sessão o 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Lincoln Tejota; a secretária estadual da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho, deputada estadual Lêda Borges, representando o governador; o presidente-comandante da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Elton Ribeiro de Magalhães; a representante da Secretaria Executiva da Rede de Atenção às Crianças, aos Adolescentes e às Mulheres em situação de Violência, Railda Gonçalves; o delegado federal Jocenildo Cavalcante; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Júlio Cézar Gomes Ferreira; a delegada Paula Meotti; a conselheira do Conselho Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria Nacional de Justiça, Beth Fernandes; a estudante Ana Gabriela Ribeiro, da Escola Estadual Bom Jesus; a representante da Secretaria estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Lilian Sena e a secretária Municipal de Serviço Social, Maristela de Alencar Bueno.

Deixe seu comentário

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *