Combate à violência contra mulher

Conferência Internacional Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica

Segundo o Atlas da Violência de 2018, Goiás é o segundo estado em feminicídios do país. Preocupada com essa triste realidade a deputada estadual Delegada Adriana Accorsi, criou a Lei 20.283, que institui o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio em Goiás, a ser comemorado em 6 de novembro. Para celebrar esta data, o mandato participativo da deputada Adriana Accorsi saiu às ruas de Goiânia distribuindo material de conscientização do surgimento da Lei do Feminicídio e as principais formas de violência contra a mulher.

Feminicídio é o homicídio de mulheres como crime hediondo quando envolve menosprezo ou discriminação à condição de mulher e violência doméstica e familiar. A Lei do Feminicídio entrou em vigor 2015.

No dia 11 de novembro a deputada estadual Delegada Adriana Accorsi participou de reunião com Secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Lúcia Vânia. Participaram também, mulheres que compõem a Rede de Proteção às Mulheres do Estado, em pauta ações e estratégias de combate à violência contra as mulheres em Goiás.

A deputada Adriana Accorsi representou a Assembleia Legislativa de Goiás, na Solenidade de Assinatura do Pacto Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. O evento realizado, no dia 21 de novembro, teve como objetivo articular e integrar políticas públicas desenvolvidas por diversos órgãos e entidades governamentais, da sociedade civil e organizações religiosas no combate à violência contra a mulher, aplicar a Lei Maria da Penha, conscientizar sobre a igualdade de gênero e aplicação da Lei 20.190 que reserva vagas de empregos de até 5% para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nas empresas prestadoras de serviços ao estado de Goiás.

Na ocasião, também, foi lançado o aplicativo Goiás Mais Seguro, uma ferramenta para a proteção da mulher. A partir dele, qualquer cidadão, e não necessariamente somente a vítima, poderá acionar a Polícia Militar pelo celular. A ideia é que a mulher seja atendida pelos policiais que estejam mais próximos a ela, e não tenham que esperar horas, um tempo considerável até que chegue a ajuda de um policial.

No mesmo dia foi lançada a Campanha 21 Dias Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A campanha faz parte de uma mobilização global liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU), pelo fim da violência de gênero. Trata-se de uma ação educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos Direitos Humanos das Mulheres.

Adriana Accorsi participou da abertura da Conferência Internacional Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica, que debateu a construção da igualdade de gênero e dos direitos das meninas e das mulheres no mundo.

Deixe seu comentário

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *