Deputada Adriana promove audiência pública para discutir mudanças na Educação de Jovens e Adultos

Audiência Pública

Por iniciativa da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás sediou na noite dessa terça-feira (17), no auditório Solon Amaral, uma audiência pública para discutir a mudança de modalidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA) presencial para EJA Ensino a Distância.

A deputada explicou que o objetivo principal dessa audiência foi discutir, com educadores e educandos, a situação do ensino de jovens e adultos no Estado, principalmente por se tratarem de pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar no ensino regular, seja por viverem no campo ou em regiões carentes, entre outros motivos.

“Essas pessoas têm a oportunidade de estudar, graças a esse serviço prestado pelo Estado, mas infelizmente o governador Ronaldo Caiado (DEM) propôs algumas mudanças, que, para nós, na prática, significa a extinção desse trabalho. Essas pessoas perderam a oportunidade de aprender a ler e a escrever, assinar seu nome, o que traz uma dignidade, além de ser um direito fundamental de todos”, disse a deputada.

Adriana Accorsi contou que, além de ser uma preocupação do seu mandato, a educação pública de qualidade, pessoas responsáveis pelo EJA a procuraram, pedindo apoio, e com isso essa reunião foi marcada. Contou também que uma das medidas que mais a preocupa é a transformação da modalidade de ensino de presencial para a distância, através de um decreto do Executivo.

“Pelo público que é atingido pela EJA, eu entendo que isso significaria a extinção do programa. Como uma pessoa, por exemplo, que viveu na roça sua vida inteira, que sequer sabe assinar seu nome, vai conseguir aprender a distância? Na verdade, existe um desapreço por essa modalidade de ensino e as pessoas estão sendo excluídas da oportunidade de estudar. Educação é inclusão social”, finalizou Adriana Accorsi.

Fizeram parte da mesa de discussão da audiência, além da deputada Adriana Accorsi: a superintendente de Gestão Pedagógica da Secretaria Estadual da Educação, Rita de Cássia; a professora do EJA Ana Santana Moreira; e o educando do EJA Universitário André Luis de Barros.

Clique na imagem para ampliar

Reunião com a secretária

A deputada estadual Delegada Adriana Accorsi, ao lado da professora Cláudia, do Fórum Goiano de EJA; da professora Ana Santana, do Colégio Estadual Solon Amaral; do ex-aluno do EJA, André Pinheiro e da Secretária de Igualdade Racial do Sintego, Roseane Silva, participou de reunião com secretária estadual de educação, Fátima Gavioli, para tratar da garantia da manutenção da Educação de Jovens e Adultos (EJA) presencial.

Na oportunidade a Secretária Fátima Gavioli, garantiu que o EJA Presencial não será extinto, e que o objetivo é oferecer as duas modalidades de ensino.

A deputada Adriana Accorsi, afirmou que seguirá acompanhando de perto essa questão, afinal educação pública gratuita e de qualidade é direito de todas e todos.

Clique na imagem para ampliar

Deixe seu comentário

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *