Delegada Adriana Accorsi promove audiência pública em Senador Canedo

Com a intenção de garantir mais segurança para os moradores do município, a deputada estadual Delegada Adriana Accorsi promoveu, na noite desta terça-feira, 7/10, na Câmara Municipal de Senador Canedo, audiência pública para debater o tema Segurança Pública: Uma Responsabilidade de Todos.

Em 2014, Senador Canedo foi considerada a 139ª cidade mais violenta do país pelo Mapa da Violência, com dados retirados do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde, referentes ao ano de 2012, conforme divulgou a revista Exame. Em 2015, muitos são os desafios para uma mudança efetiva dessa realidade. Com a intenção de garantir mais segurança para os moradores do município, a deputada estadual Delegada Adriana Accorsi promoveu, na noite desta terça-feira, 7/10, na Câmara Municipal de Senador Canedo, audiência pública para debater o tema Segurança Pública: Uma Responsabilidade de Todos. O evento foi realizado com a Casa Legislativa.

Com a participação de aproximadamente 100 pessoas, o evento foi marcado pelo registro de falas da comunidade sobre as questões que mais afligem os bairros da cidade, como furtos, roubos, violência doméstica e tráfico, inclusive dentro e nas imediações de escolas, dentre outras.

A mesa foi composta pela Delegada Adriana Accorsi, o presidente da Câmara de Vereadores de Senador Canedo, vereador Roberto Lopes; o deputado estadual Sérgio Bravo; o comandante do 27º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Nélio José Cintra; a delegada Edilaine Moreira; o comandante da Guarda Civil de Senador Canedo, André Gomes; e o major Anderson de Oliveira, representando o chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Justiça do Estado de Goiás.

Após a abertura dos trabalhos, a deputada Adriana Accorsi falou sobre sua atuação parlamentar e sobre projetos de lei e requerimentos que propôs, voltados para a ampliação da segurança em Goiás. Dentre eles, requerimentos que pedem a estruturação da Defensoria Pública, a realização de concurso para provimento de vagas na Polícia Civil para os cargos de delegado, agentes e escrivães e também assistentes sociais e psicólogos para atuarem diretamente nas delegacias especializadas.

O deputado Sérgio Bravo também reforçou a necessidade das operações policiais para as pessoas se sentirem mais seguras na cidade e que despachou com o governador para que o Jardim das Oliveiras possa contar com uma delegacia.  Ele elogiou o trabalho da deputada Adriana Accorsi à frente da Comissão de Segurança Pública e como parlamentar.

Ao parabenizar o trabalho desenvolvido pela deputada, o Major Anderson de Oliveira, da SSP, enfatizou o nome da audiência, destacando que a segurança é responsabilidade de todos e convidou Adriana Accorsi para participar do programa Goiás com Vida, que visa promover ações de cunho essencialmente social, com o intuito de melhorar a vida dos cidadãos e consequentemente, a segurança pública na região, como por exemplo ajuda de custo na entrega de remédios, roçagem de lotes, recolhimento de lixo, dentre outras ações.

Diálogo com a sociedade

Ao abrir o microfone para a participação dos presentes, o primeiro a falar foi o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura de Senador Canedo, Luiz Becker. Ele ressaltou que o município é próspero e a comunidade está unida, mas muitos problemas surgiram com o aumento populacional.

Em seguida, Jorge Ribeiro, da Associação Orgulhosa Resistência, agradeceu o apoio e o carinho da deputada estadual à realização da parada GLBT de Senador Canedo. A editora do jornal Imprensa Criativa, Carmelita Gomes, que desde os 12 anos milita junto com Adriana e são amigas desde a adolescência, pontuou que segurança pública não é apenas a atuação policial, mas que vai além e passa pela educação, pela cultura, pelo esporte e muitas outras áreas. Ela frisou que gostaria de ver o Ministério Público participando da audiência e também sugeriu a ocupação dos espaços públicos da cidade com atividades culturais e esportivas.

Robson Oliveira, da Associação do bairro Jardim Todos os Santos, destacou que o sentimento de insegurança da população surge também pela falta de efetivo da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Já o estudante Willian, do Colégio Municipal Maria Luzia de Siqueira, reclamou à deputada que a sua escola está em péssimas condições, com problemas nos banheiros e instalações ruins, além de sua preocupação com alunos traficando e usando drogas dentro da escola, atrapalhando quem quer estudar.

A guarda municipal Lucivânia emocionou Adriana Accorsi ao relembrar projeto de iniciação esportiva realizado pelo prefeito Darci Accorsi, pai da deputada. A profissional sugeriu a retomada de projeto similar em todos os municípios do Estado.

A vice-presidente estadual do PT, Kátia Maria, reforçou a necessidade dos valores humanos nas relações interpessoais e na reflexão do processo educativo. Nascida e criada em Senador Canedo, ela frisou que muitas leis precisam ser efetivadas, para que a repressão possa acontecer apenas quando necessário.

O evento contou também com a participação da presidente do PT em Senador Canedo, Maria Ferreira; do representante da OAB Jovem, Weslei Brito; do representante do Conselho Comunitário de 30 associações de bairros da cidade, Ivanildo Paiva; do segundo tenente do Corpo de Bombeiros Júlio César, representando o tenente-coronel Puglia; do presidente do Sindicato de Servidores Públicos de Senador Canedo, João Bastista Vaz; do conselheiro de Segurança de Senador Canedo, Valdeci Meirelles, dentre outras autoridades e membros da comunidade.

Deixe seu comentário

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *